MEDIDAS de SEGURANÇA para o COMÉRCIO

O objetivo é construir uma cultura de prevenção, onde todos participam e o resultado é uma qualidade de vida melhor no aspecto da segurança pública para toda a comunidade. Medidas básicas de prevenção que reduzam ou eliminem oportunidades para a ação de delinquentes.

comercio bem iluminado1. Mantenha os seus produtos dentro do estabelecimento garantindo maior a segurança. Locais com visibilidade obstruída por acúmulo de mercadoria ou de propaganda, falta de iluminação, entre outros, facilitam a ação do delinquente. Fique atento e cobre as medidas cabíveis dos órgãos responsáveis (substituição de lâmpadas queimadas, pavimentação, recolhimento de lixo, etc.), os maus elementos preferem lugares com aspecto de abandono para atuar.

vitrine com grade2. Além da porta, sempre que possível deve haver janelas amplas permitindo a visibilidade da rua para o interior da loja e vice-versa. Se houver interesse em toldos defronte à loja, eles devem ser posicionados acima da linha de visão da porta, caso contrário, reduzem o campo visual. Nunca se esqueça de colocar grades nas portas e janelas, até mesmo a do banheiro.

3. Se a construção da loja for geminada (“pegada”) com outra, é importante manter a atenção sobre a segurança dela, principalmente se estiver desocupada. Muitos delitos acontecem por meio de invasões em um local desocupado, para, através dele, penetrar em uma loja ativa, principalmente por escavações na parede.

4. Dispositivos sonoros, que fazem barulho ou sons musicais cada vez que alguém entra na loja, são uma boa fonte de ajuda, pois limitam a chance de uma entrada furtiva por parte dos delinquentes.

5. Quando o caixa for único, é interessante que seja situado no fundo da loja (se for possível avistá-lo da porta de entrada), ou numa das laterais, na parte média, sempre de costas para a parede.

caixa

6. Se o caixa tiver de ser na entrada, é interessante que fique numa das laterais, de costas para a parede, e não tão próximo à porta (a ponto de ser abordado por alguém sem que este precise entrar na loja), ou que seja protegido por uma porta de vidro.

7. Se não houver condições de se instalar um cofre na empresa, é importante que haja um segundo lugar para acondicionar quantidades maiores de dinheiro arrecadado nas vendas, deixando-se apenas quantidades menores à disposição no caixa.

8. Gavetas com dinheiro ou caixas registradoras devem ser colocadas de forma que não possam ser alcançadas por alguém que esteja do lado de fora do balcão.

9. Espelhos podem ser colocados em locais que reflitam a imagem do que ocorre em pontos cegos que, porventura, existam dentro da loja.

10. Evitar que todas as câmeras colocadas sejam facilmente avistadas por quem está na loja, para o caso de uma tentativa de eliminação delas pelo delinquente.

11. O acesso para o sistema de gravação deve ser dificultado e este, sempre que possível, oculto, para evitar ataques dos meliantes.

12. Instalação de chaves de pânico. Trata-se de um alarme silencioso, que não é ouvido dentro do estabelecimento, acionado por funcionários chamando a empresa de segurança ou a polícia.

Compartilhe as dicas acima com seus funcionários e vizinhos, para que todos sejam solidários na promoção da segurança.

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0