Você sabia que um vendedor não precisa se deslocar para realizar a venda? Aliás, até o custo de uma empresa é mais barato ao vender por telefone. Com agilidade um operador pode efetuar até 50 contatos em um dia.
O primeiro passo é criar um mailing, ou seja um banco de dados (nome, endereços, características do consumidor, entre outros).
Ao montar essas listas, crie critérios sobre os clientes que devem ser contatados, visto que não adianta sair ligando a esmo e atingindo um público que não tem motivos para comprar o que você está oferecendo. Uma dica é separar os mailings por segmento, (sapato, roupas, artigos de cama, mesa e banho, etc), dependendo de cada ramo de loja, pois facilita na hora de criar um discurso específico.
Conheça muito bem o artigo que oferecerá porque na maioria das vezes o cliente fará perguntas sobre o conforto, comodidade e funcionamento do produto. Colocamos abaixo um modelo de script de vendas que pode ser adaptado ao seu estabelecimento e a sua cartela de possíveis compradores.
Dicas importantes:
Vendedor: Bom dia, meu nome é ________, sou do (a) _________ .
Vendedor: Qual o seu nome, por gentileza?
Cliente: Cláudio.
Vendedor: Tudo bem com o senhor?
Cliente: Tudo bem.
Vendedor: Que ótimo Sr. Cláudio. O motivo do meu contato é oferecer um de nossos artigos que está na promoção dessa semana. Trata-se de ______, que chegou da nova coleção, super confortável, temos várias cores e diversas numerações e o melhor de tudo: está com ___ % de desconto à vista ou em até ___ no cartão. Que tal dar uma passada aqui em nossa loja para conhecer de perto nosso produto?
Cliente: Assim que tiver um tempinho eu vou ai.
Vendedor: Estaremos à sua disposição das ___ às ____, de segunda à ____.
Agradeço muito sua atenção e tenha um (a) ótimo (a) (dia/ tarde).