Fundada em 8 de dezembro de 1980, a Coopercam iniciou suas atividades em um escritório de contabilidade de um dos seus diretores-fundadores. Logo após, alugou um imóvel comercial para instalar a primeira loja e um pequeno armazém para o recebimento de café. Em 1984, adquiriu uma área de 32 mil/m² e, em 1986, iniciou a construção de dois galpões: um de 96m² destinado à loja e outro de 450m² para a armazenagem de café. Em 1987 inaugurou a nova sede, onde está, atualmente, localizada.
A Coopercam é constituída por cerca de 1.800 cooperados ativos, atua em 15 mil ha de café, que abrange os munícipios de Campos Gerais, Campo do Meio, distrito de Córrego do Ouro e cidades circunvizinhas.
Com cerca de 140 colaboradores, possui dois setores que são responsáveis pelo faturamento total da Coopercam: o Departamento de Café e o Departamento Técnico-Comercial, com lojas de insumos em Campos Gerais, Campo do Meio e distrito de Córrego do Ouro. A capacidade total de armazenamento de café da Coopercam atualmente é de 500 mil sacas estáticas.
A administração da Cooperativa é gerida por um Conselho de Administração, composto por nove cooperados eleitos em Assembleia Geral, sendo sete efetivos e dois suplentes. Três conselheiros são responsáveis pela diretoria executiva. Possui também um Conselho Fiscal, composto por seis cooperados também eleitos em Assembleia Geral, três deles efetivos e três suplentes.
A Coopercam, em mais de 40 anos de atividades, apoia seus cooperados por meio de orientações sobre os cuidados com a lavoura, palestras técnicas, dia de campo, viagens técnicas e todo suporte necessário no campo, e com a difusão de novas tecnologias para produção de café com maior rentabilidade e qualidade.