Vitrines para atrair e atender bem para convencer


Pediram-me para, de uma maneira bem sucinta, rastrear dois temas que são fundamentais para o bom exercício da venda. Um eu diria que é uma ação típica da pré-venda ou do planejamento de venda que constitui a comunicação visual da sua loja. Repare que o marketing sensorial trabalha bem os sentidos e a nossa visão não pode ser descartada, afinal, muitas vezes, é ela que dá o primeiro passo para a compra. Portanto, a elaboração de uma vitrine bem exposta pode ser o convite que faltava ao cliente duvidoso.

Então, vamos a algumas dicas:

1- considere sempre a iluminação: a luz não é um simples acessório, se colocada de maneira correta, valoriza as peças expostas;
2- uma das condições interessantes para seduzir o freguês é o trabalho por temas como, por exemplo: Natal, dia das crianças, Páscoa, mãe moderna; cores fortes para a estação e por aí vai…
3- Nada de acabamentos meia boca: os estabelecimentos estão abusando da criatividade, inovando em ideias e principalmente nos materiais. Por isso, é hora de abandonar o bom e velho cartaz para atrair o seu cliente.

Muito bem, se você tiver bom gosto nesta vitrine, o cliente terá um motivo a mais para entrar em seu estabelecimento. Ao pisar na loja, a responsabilidade fica com o atendente. Eu costumo a dizer que neste sentido, se o atendente quiser ter sucesso, ele deve seguir uma cartilha passo a passo.
1- Primeiro, sorria para o cliente, é inadmissível ser recebido com um ar de inimigo;
2- em seguida, cumprimente-o sem tato, com respeito e coloque-se à disposição para resolver a demanda dele;
3- conheça o produto ou serviço que você atua, isto lhe dará sempre bons argumentos na hora da venda, afinal, ninguém compra algo se não tiver segurança nas informações ofertadas;
4- anote o nome dele(a) para não esquecer, o cliente adora ser chamado pelo nome, pois isto o distingue dos outros, o atendimento fica personalizado.
5- ao conseguir a venda, agradeça-o, use o cadastro realizado para oferecer um pós-vendas ao cliente e, assim, estender mais ainda o relacionamento com ele (a). Sobre o pós-vendas, falamos outra hora!

Att,

Ricardo Gandra
Palestrante de Comunicação e Marketing
Com muito bom humor!
www.ricardogandra.com

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