A Importância da Negativação para o Comércio

Consultar o SCPC e SERASA é de grande importância para os empresários no ato da venda, contribuindo de forma significativa para a diminuição da inadimplência. No entanto, o êxito desse serviço depende da atualização contínua do banco de dados. Assim é indispensável o preenchimento correto do cadastro de clientes contendo os seguintes itens:

• Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Endereço completo;
  • CPF;
  • RG;
  • Data do vencimento da dívida;
  • Valor;
  • Número do documento que originou o débito.

Algumas empresas se tornam relutantes em negativar os clientes com medo de perdê-los ou por vergonha de se colocar no papel de cobrador. A inclusão do CPF nos cadastros de proteção ao crédito se mostra muito mais rápida para recebimento da dívida, visto que para qualquer ação que o devedor necessitar a utilização de seu CPF, constará a informação de quais empresas ele deixou débitos em atraso. Nestes bancos de dados, tanto SCPC quanto SERASA, o brasileiro tem muita dificuldade em conseguir qualquer linha de crédito bem como não consegue finalizar compras mais caras em estabelecimentos. Caso nenhuma solução seja encontrada e a dívida não seja quitada, levarão pelo menos cinco anos para que o nome deixe de estar nas instituições.

zemprestimo_servidores4-MM

A negativação no CPF também é uma maneira de conscientizar seu cliente a estar em dia com os pagamentos de seus compromissos.