Estratégias Para Evitar A Inadimplência

Abrir uma empresa é trabalhar para ter lucro, esse seria o objetivo principal de um negócio. Mas, infelizmente ele não sobrevive sozinho, visto que são os consumidores a razão de ele existir. Por isso ter bons clientes é essencial! Mas ninguém está livre dos temidos inadimplentes. Em muitas micros e pequenas empresas, seja pela proximidade com as pessoas ou mesmo pela falta de experiência, são dadas certas brechas bastante perigosas para o financeiro, tais como:

• Vendas a prazo sem uma noção do histórico do comprador.
  • Recebimento de cheques sem consulta prévia no SCPC ou SERASA.
  • Não exigência de documentos relevantes: CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.

Essas são algumas práticas de risco para as quais, muitas vezes, não é  dada devida atenção. Bom, mas a questão é que as coisas não precisam ser assim.

Há Algumas Ações Que Você Pode Tomar Para Evitar O Chamado “Calote”.

1. Conheça bem seus clientes: Essa é a grande dica para qual você não deve fazer vista grossa. Pesquise antes: faça uma análise do cliente buscando informações em empresas ou entidades de proteção ao crédito e até mesmo na internet. Peça também referências comerciais, bancárias e pessoais. Além disso, procure identificar na hora da concessão de crédito o grau de comprometimento da renda do consumidor e o padrão de comportamento de seus pagamentos anteriores;

2. Solicite documentos: Atenção na hora de pedir os documentos do cliente. Exija que ele apresente RG. e CPF e não apenas diga os números. Solicite também comprovante de residência e renda pós, e após esse processo confirme os dados por telefone fixo (de uma residência, emprego ou alguma referência);

3. Coloque limite na primeira compra: Seja cauteloso na primeira compra de um cliente. Não abra uma linha de crédito muito grande logo de cara. Vá aumentando conforme o relacionamento comercial for se fortalecendo;

4. Firme contrato: Quando lidar com volumes de venda mais expressivos não hesite em firmar contrato e pedir algum tipo de garantia e aval de terceiros;

5. Rigor após sazonalidades: Para quem atua com Comércio e Serviços os 3 primeiros meses do ano costumam ser difíceis por causa da inadimplência gerada em decorrência, principalmente, do mês de dezembro. Além disso, janeiro, fevereiro e março é o período em que ocorre queda nas atividades desses setores, o que complica ainda mais a situação. Sendo assim, após esses meses iniciais é preciso ser mais rigoroso na concessão de financiamentos, parcelamentos e aceitação de cheques.

sucesso
Com um bom planejamento e ferramentas certas, você tem em suas mãos a chave para evitar a inadimplência na sua empresa.

GADELHA, Pedro