Dia das Mães: Oito sugestões para melhorar as vendas em datas comemorativas…


A proximidade do Dia das Mães acende um sinal amarelo no varejo: para aproveitar bem as datas comemorativas o comércio deve ter se preparado.

1) Calendário de datas. Além das datas tradicionais, Melo afirma que o lojista deve estar atento a datas comemorativas interessantes para o seu comércio, como o Dia do Esportista (19/02) se for um negócio de artivos esportivos. ” O calendário é extenso e existem milhares de oportunidades em datas que vão além do tradicional, afirma.

2) Planeje a promomção. Três pontos devem ser observados, segundo o especialista. O primeiro deles é o mix de produtos que será oferecido. Muitas vezes, é interessante montar kits ou oferecer brindes. O segundo passo é deixar claro os benefécios de comprar naquela data e não em um dia comum. Ou seja, o lojista deve deixar explícito o benefício do desconto.

3) Vá além dos descontos. A data comemorativa pode fazer o lojista conquistar um cliente não só pelo preço menor. “O vendedor pode não conseguir trabalhar muito o preço do produto, mas pode oferecer um parcelamento maior para facilitar a compra, diz Melo.

4) Divulgação prévia. Não adianta nada se preparar para a data comemorativa, se a promoção não for bem divulgada. O ideal, segundo Melo, é começar a anunciar o desconto ou facilidade na compra um mês antes.

5) Trabalhe com vale presente. O vale presente envolve não um, mas dois consumidores. Além de se relacionar com o cliente que comprou o vale presente, o lojista pode ainda fidelizar aquele que o ganhou e terá de gastá-lo naquele comércio.

6) Entrega e pós vendas. Como algumas datas provocam aumento significativo de vendas, o gestor deve preparar previamente a logística de entrega do produto. Além disso, oferecer um bom serviço de pós venda pode criar uma relação mais próxima com o cliente .

7) Chame a atenção nas redes sociais. No caso das redes sociais, não vale a pena trabalhar somente em cima do anúncio das promoções. “É interessante criar conteúdos que atraiam o internauta até a sua loja. No Dia das Mães, por exemplo, poderia haver uma chamada para 10 sugestões de presentes, diz

8) Atendimento é tudo, treine seus colaboradores para que possam mostrar opções de presentes para seus clientes (muitos filhos ficam perdidos na hora da compra do presente).

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