Dê um “plus” em suas vendas de Natal: 5 dicas

O Natal chegou novamente e como se trata da época mais comercial do ano, vamos aqui deliberar sobre dicas importantes de como você poderá conquistar um “plus” em seu negócio, já que a ordem é superar as vendas desta época do ano passado. O desafio é aumentar nosso faturamento, entretanto, nada vem de graça, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. De uma maneira bem didática e coloquial, colocaremos cinco dicas aos que desejam superar as expectativas de seus fregueses.

Dica 1: A primeira impressão do cliente sobre a loja está na vitrine. Trata-se do primeiro impacto visual aos olhos de quem pesquisa. Portanto, capriche nela, coloque os produtos de maneira equilibrada. Cuidado com o excesso de cores, pois, senão sua identidade visual se confundirá com o carnaval. Coloque preços nos produtos, de forma que um deles esteja na promoção. A promoção pode ser o convite para a aquisição de outros produtos. A luz aqui não é item supérfluo, deixe seus artigos bem à vista. Sem dúvida, o primeiro cartão de visitas está na vitrine!

Dica 2: Em um mundo de negócios em que produtos e serviços estão cada vez mais iguais, o capital humano continua se superando e clientes voltam a comercializar nestes pontos de vendas pelo atendimento especial recebido. Não deixe um cliente se sentir invisível ao chegar ao seu estabelecimento, vá de encontro a ele e distribua um sorriso espontâneo, exponha seu desejo de ajudá-lo na demanda dele, mas não o force para nada, deixe-o bem à vontade, domine as informações essenciais do seu negócio, transmita segurança para finalizar com a venda efetuada. Clientes que se sentem desamparados tendem a dar uma olhada e sumirem pela porta do mesmo jeito que chegaram.

Dica 3: Esta época é um período em que as lojas enchem bastante, portanto, é natural que clientes esperem a sua vez para o atendimento. Aqui duas estratégias para o empreendedor: primeiro, contrate mais mão de obra, porque esperar demais também amplia o potencial de impaciência do cliente. E segundo, não contrate por contratar, explique ao seu novo colaborador sobre o seu negócio, a sua identidade, o seu desejo de que ele perceba e entenda a sua linha de receber as pessoas, treine o seu colaborador para está afinado com o seu discurso. Força de trabalho despreparada pode ser uma grande armadilha para as suas vendas e significará um revés no seu desejo de extrapolar nos seus números.

Dica 4: Apesar de haver pouco tempo para treinar novos funcionários ou de dar atenção necessária a quem ainda está em fase de aprendizagem, é importante você, dono do negócio, mostrar que está atento e principalmente solidário as dificuldades iniciais. Cobrar do seu funcionário mais disponibilidade e produção é muito fácil, o mais complicado aqui é você demonstrar que está ali, sobretudo, para ajudá-lo a encarar este desafio. Muitas empresas possuem grande percentual de turnover (linguagem utilizada para identificar que a empresa sofre com a entrada e saída de muitos funcionários em um curto espaço de tempo) em função de não praticar políticas de incentivo aos seus empregados. Vamos nos lembrar de que o primeiro cliente potencial é o interno, ou seja, o nosso próprio funcionário. Se ele não absorver a linguagem que o empreendedor deseja, o mau atendimento se refletirá junto ao cliente.

Dica 5: Associe-se à entidades representativas que promovem campanhas de natal. As CDLs, Associações Comerciais e Agências de Desenvolvimento tendem a realizar neste período promoções com sorteios de carros, eletrodomésticos, viagens e até casas. A união, mais do que nunca aqui, faz a força! Estar ligado a estas entidades significa na prática mais movimento em seu comércio, visto que a divulgação destas lojas se amplia bastante em redes sociais, páginas eletrônicas, cartazes, outdoors e propagandas em veículos como rádio e TVs locais e regionais. Associar-se não é um gasto, é um investimento com grande potencial de retorno.

Palestrante Ricardo Gandra
www.ricardogandra.com